6 motivos para você meditar

Evolução Humana

Conheça alguns dos benefícios de meditar e melhore o seu bem-estar, saúde e concentração!

O benefícios da meditação são enormes e, muitos deles, amplamente conhecidos. Além de maior tranquilidade, relaxamento e concentração, a prática colabora para o nosso bem-estar e saúde como um todo.

Que tal tirar uns minutinhos da sua rotina diária para meditar?

Veja, a seguir, mais alguns motivos que vão te mostrar tudo o que a prática pode oferecer!

1 – Redução do estresse

O estresse é a resposta do nosso organismo às exigências que são colocadas sobre o corpo e a mente. E, quanto mais angustiado pela dor ou pela ansiedade, pior você vai se sentir. O que impacta diretamente na nossa saúde e bem-estar.

A meditação nos ajuda a lidar com o estresse, mas sem que ignoremos a dor e o sofrimento causado por algumas situações.

Quando aprendemos a lidar com esses sentimentos, a experiência muda. E esse é um dos grandes pontos da meditação: você não aprende a fazer o estresse e a dor a irem embora, mas sim, a olhar para eles e perceber a reação da mente para aprender a lidar com essas reações.

Com isso, você consegue descobrir que há uma quietude interior e paz, mesmo dentro das situações mais difíceis. Assim, você não precisa mais fugir.

2 – Melhora da função imunológica

Um programa curto de meditação Mindfulness pode produzir efeitos positivos no cérebro e na função imunológica. Essa foi a conclusão do estudo “Alterações no cérebro e função imunológica produzidos pela Meditação Mindfulness”.

Durante a pesquisa, foram avaliados praticantes de meditação após um programa de 8 semanas. Logo após a conclusão do treinamento, os participantes foram vacinados contra influenza.

Os pesquisadores reportaram, então, que o grupo de praticou medicação teve um aumento significativo de anticorpos em reação à vacina quando comparados ao grupo controle.

3 – Aumenta a qualidade do sono

A meditação resulta em menos insônia, fadiga e depressão. Novamente, esses foram resultados observados por um estudo da Universidade da Califórnia.

Na pesquisa, foram selecionados dois grupos de adultos com 55 anos que contam com transtornos moderados de sono.

O primeiro grupo passou por um programa de meditação e o segundo por uma educação da higiene do sono.

Ao final do estudo, comprovaram mais benefícios no primeiro do que no segundo grupo, mostrando os efeitos positivos da meditação

4 – Melhora a cognição

O estudo “Meditação Mindfulness melhora a cognição: evidência de treinamento mental breve” mostrou que dias de meditação já exercem um efeito positivo em nossa cognição e humor.  

A prática reduz a fadiga e a ansiedade, além de aumentar a atenção plena. No estudo, os pesquisadores ainda observaram uma melhora significativa no processamento visuoespacial, na memória de trabalho e no funcionamento executivo.

5 – Maior concentração

Falando em melhora de concentração, aqui está outro benefício da meditação.

Ela ajuda na memória de trabalho, ao mesmo tempo em que reduz os pensamentos vagos, nos ajudando a focar nas tarefas.

6 – Bem-estar psicológico

Como a meditação aumenta a atenção plena e diminui o estresse, a sensação de bem-estar é ampliada. Dessa forma, o nosso funcionamento psicológico também é beneficiado, fazendo com que nos sintamos melhores e mais alegres.

Além disso, a prática de meditação ao longo do tempo aumenta as emoções positivas em experiências do nosso dia a dia. Assim, nos sentimos mais satisfeitos e observamos a redução dos sintomas da depressão.

 

O melhor de tudo é que a meditação é uma prática que está ao alcance de qualquer pessoa e que pode ser realizada em qualquer lugar.

Que tal começar ainda hoje a sentir os benefícios dessa atividade tão boa para nós?

 

Juliana Niza

Sobre Juliana Niza

Treinada pelo Mestre Jairo por 2 anos, Juliana é CEO da Escola PRM, escritora, empresária, palestrante, mental Coach, PRM Coach e criadora do Programa Mulher Maravilha.

Ver todos os posts
Menu
WhatsApp chat