A importância da respiração na meditação e para a vida #1

Meditação

Saiba como a respiração é poderosa para melhorar a nossa vida e veja como se tornar mais consciente dela.

A respiração é um dos fatores mais importantes do nosso organismo. Afinal, é ela quem nos mantém vivos.

Mas será que você dá a devida atenção para a respiração e para todo o poder que ela carrega em si?

https://www.youtube.com/watch?v=6CEW7ySAmP8 

O poder da respiração

A respiração tem o poder de nos curar, nos dar tranquilidade, lucidez mental e presença no momento atual. 

Na nossa cultura ocidental, a respiração é muito mais vista como um ato fisiológico. Assim, entendemos que a respiração é apenas o ato do ar entrar pela nossa narina e, depois, ser distribuído pelo sangue por meio de várias reações químicas que vão nutrindo todas as células de todo o nosso corpo.

No entanto, a respiração é muito mais do que o ato fisiológico. Se você está consciente da sua respiração, você consegue potencializar a oxigenação do seu cérebro, das suas células e de todo o seu corpo, trazendo benefícios extraordinários para a sua saúde e sua vida!

A respiração consciente

Se você inspira e já solta o ar sem perceber, pode notar que, provavelmente, você se sente mais ansioso. 

Agora, se você inspira e direciona o ar para o seu abdômen, inflando-o, para depois soltar o ar, a sua atenção e a sua presença já se modificam.

Para respirar de forma consciente, você deve inspirar o ar e sentir ele entrando em seu corpo. Depois, direcione-o para o abdômen e, então, solte o ar devagar.

Essa respiração te deixará mais tranquilo, mais consciente e mais presente. Inclusive, era assim que todos nós respirávamos naturalmente quando éramos bebês.

Como a respiração é vista no oriente

O modo como o oriente enxerga a respiração vai muito além do fisiológico. Para eles, respiração é um ato Fisiológico, Prânico e Psíquico,  formando a tríade da respiração

Prana é toda a energia que fica em volta de todo ser vivo e pulsante. Ou seja, a energia que está ao seu redor e de tudo que vive no planeta.

Dessa forma, o ar que você respira e leva para dentro do seu organismo é carregado de energia vital. Independentemente de você saber, ou não, disso.

Quando você toma consciência dessa energia, no entanto, ela se torna mais presente para você. Assim, quando o prana é sentido de forma mais consciente, ele potencializa todos os benefícios da respiração, como a oxigenação do seu cérebro e a melhora da memória.

Já a parte psíquica da respiração é responsável por nos trazer mais relaxamento e mais paz. Assim, nos sentimos menos ansiosos e ficamos mais presentes no momento.

A respiração pode proporcionar benefícios que você nem imagina. Ela tem o poder de curar, de aumentar o nosso bem-estar e de nos abrir caminhos. 

A fisiologia humana é poderosa, portanto, todos temos dentro de nós um potencial incrível. Basta descobrir esse poder e aprender como usá-lo. E a meditação te ajuda com essa descoberta.

Compartilhe esse texto com seus amigos e famílias e ajude as pessoas nessa jornada de auto-cura! 

Juliana Niza

Sobre Juliana Niza

Treinada pelo Mestre Jairo por 2 anos, Juliana é CEO da Escola PRM, escritora, empresária, palestrante, mental Coach, PRM Coach e criadora do Programa Mulher Maravilha.

Ver todos os posts
Menu
WhatsApp chat