Dicas para arriscar e começar a empreender

Prosperidade financeira

Está pensando em largar o seu emprego para abrir um negócio? Não deixe de ler este artigo antes de tomar a decisão final!

Ficar no emprego atual ou largar tudo e apostar em uma ideia para empreender?

Essa costuma ser a grande dúvida de quem deseja arriscar e tem o sonho de ser chefe de si mesmo e abrir um negócio próprio.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudá-lo nesta jornada tão importante e desafiadora. E, se este é o seu sonho, não deixe de ler!

A experiência é imbatível

Antes de tudo, é importante entender que você precisa adquirir experiência para realizar os seus sonhos. Afinal, a experiência é imbatível!

Quando estamos empreendendo em um segmento, é normal encontrarmos desafios. Mesmo porque, precisamos lidar com diferentes variáveis e nunca sabemos como será o dia de amanhã.

Os desafios, porém, costumam ser maiores quando desejamos empreender em um mercado novo. E a mudança de deixarmos de trabalhar para um empresa para começarmos a atuar em nosso próprio negócio é muito grande.

Você está construindo a sua própria egrégora

Pense que, quando você trabalha para uma empresa, você compõe aquela egrégora. Quando você abre a sua própria empresa, ao contrário, energeticamente falando, você está construindo a sua própria egrégora. E isso leva um tempo.

Quem assume uma empresa que já existe, como um negócio familiar, também tem a possibilidade de entrar em uma egrégora de sucesso já estabelecida. Agora, se você está começando um negócio do zero, é preciso construir a sua própria egrégora.

Isso não quer dizer que você não deve correr atrás dos seus sonhos. Pelo contrário, arrisque, faça metas, persiga tudo aquilo o que deseja.

A grande questão aqui é empreender com consciência e responsabilidade. E, para tanto, temos duas dicas extremamente importantes:

1 – Acredite que é possível

Tanto na vida profissional quanto na pessoal, é fundamental que você sempre comece acreditando que é possível.

Lembre-se do que sempre falamos aqui no blog, e polarize o seu sonho, visualize a sua vida com sucesso. Afinal, tudo será possível a partir do momento que você acreditar que é.

2 – Tenha responsabilidade financeira

A segunda dica está ligada ao fato de que deixar um emprego para empreender requer grandes responsabilidades.

Quando você trabalha para alguém, tem a garantia de que terá o seu salário todos os meses. Ao empreender, porém, você só receberá se trabalhar e vender. Ainda assim, as contas continuam chegando mesmo nos meses ruins.

Por isso, é essencial que você garanta o seu “arroz e feijão”. Comece o seu negócio, independentemente do tamanho dele, com responsabilidade.

Tenha um planejamento financeiro para que você consiga pagar as suas contas e, ainda assim, ter um fluxo de caixa para manter o negócio funcionando.

Para isso, você pode começar em paralelo ao seu emprego fixo, trabalhando nas horas de folga ou aos finais de semana. Ou, então, pode juntar um dinheiro para que você consiga se manter por alguns anos.

Assim, quando você tiver um bom rendimento, você poderá se dedicar ao seu negócio, sem preocupações e sem prejudicar a sua vida financeira.

Tenha em mente que todo negócio precisa ter uma boa saúde financeira. E, para tanto, você precisa se educar a respeito do assunto.

Fazer o seu planejamento financeiro é fundamental para que o seu negócio prospere e você consiga focar no que realmente importa!

Juliana Niza

Sobre Juliana Niza

Treinada pelo Mestre Jairo por 2 anos, Juliana é CEO da Escola PRM, escritora, empresária, palestrante, mental Coach, PRM Coach e criadora do Programa Mulher Maravilha.

Ver todos os posts
Menu
WhatsApp chat