Os Reflexos Condicionados

Prosperidade financeira

Você sabia que seu subconsciente opera através de reflexos condicionados? E tudo o que ocorre na sua vida hoje, se deve a eles?

Seus reflexos são positivos ou negativos? É possível alterar um reflexo?

O que são os Reflexos Condicionados?

Ivan Pavlov, um famoso fisiologista russo estudava o condicionamento em animais. Em um de seus experimentos, ele utilizou um cão e colocou nele um frasco que coletava o líquido produzido pelas glândulas salivares do animal.

Inicialmente, ele mostrava um alimento para o cachorro e tocava um sino, após um tempo, escondeu a comida atrás de uma porta e tocava o sino. Nesse momento ele observou que a quantidade de saliva produzida, era igual nas duas situações. Porém, ele foi um pouco mais longe e passou a tocar o sino mesmo sem ter comida alguma!

E ai que foi a grande descoberta! O cachorro produzia o mesmo volume de saliva, apenas ao ouvir o toque do sino, mesmo que não tivesse nenhuma comida sendo apresentada. Então, o estímulo para salivação não era apenas ativado quando o cachorro via ou sentia cheiro de comida, mas também era ativado através de algo que ele associava a comida.

Ivan Pavlov chamou esse condicionamento de Reflexo Condicionado e se dedicou a estuda-lo mais a fundo.

Como agem os Reflexos Condicionados

Com certeza você já esteve em algum lugar e sentiu um aroma que te lembrasse alguém ou algo, certo? Você não só sentiu o cheiro, como lembrou de toda a situação que correu e tudo isso, inconscientemente.

É assim que o nosso subconsciente opera, tudo o que vai acontecendo a nossa volta, ele registra e responde àquilo de alguma maneira, seja ela positiva ou não.

Digamos que, quando você era criança, você ouvia que o dinheiro era sujo. Seu subconsciente registrou aquilo, e hoje, toda vez que você toca no dinheiro, o subconsciente rejeita, porque o reflexo é que o dinheiro seja sujo! Isso é um reflexo condicionado negativo!

Porém, também há os reflexos condicionados positivos! Digamos que quando você era criança, você ia na casa da sua avó e ela fazia um bolo que você adorava e toda vez que você chegava na casa dela, já sentia aquele cheirinho. Se hoje, você chegar em algum lugar e sentir esse mesmo cheiro, vai se sentir feliz e confortável, certo? E provavelmente vai lembrar do gosto do bolo, do abraço da sua avó, da sensação de estar na casa dela, etc.

Tudo isso acontece, sem que você controle, é tudo um processo inconsciente.

O subconsciente opera através de reflexos condicionados

O seu subconsciente opera o tempo todo através desses reflexos sem você se dar conta disso!

Já aconteceu de você estar super feliz e do nada, se sentir desanimado sem saber porque? Com certeza, você viu algo que ativou um reflexo negativo e o subconsciente reagiu, de forma que te deixasse triste e desanimado. Pode ser uma simples imagem que passa despercebida para você, mas o seu subconsciente está atento a tudo.

Podemos alterar os reflexos condicionados?

Estando consciente que o seu subconsciente opera através desses reflexos, você pode alterá-los que acordo com aquilo que quer.

Por exemplo, se você está com dificuldades financeiras, pode ter certeza que o seu reflexo referente a dinheiro, é negativo, então, tem que torna-lo positivo!

Identificado que tipo de reflexo condicionado você possui em certa área da sua vida, você pode realizar uma prática de limpeza do seu subconsciente, para limpar o reflexo negativo e incluir um reflexo positivo.

Há várias formas de fazer isso, porém, uma forma simples é escrever frases positivas referente a área que escolher. Retomando o exemplo do dinheiro, você pode escrever: o dinheiro é bom e me possibilita fazer aquilo que quero. Uma vez definidas as frases, você deve repeti-las diariamente, para que o subconsciente entenda aquilo como um novo reflexo e passe a operar através dele.

Juliana Niza

Sobre Juliana Niza

Treinada pelo Mestre Jairo por 2 anos, Juliana é CEO da Escola PRM, escritora, empresária, palestrante, mental Coach, PRM Coach e criadora do Programa Mulher Maravilha.

Ver todos os posts
Menu
WhatsApp chat